Nossa História

11 anos de CTC Experts

O Centro de Treinamentos Corporativos EXPERTS é um centro de formação profissional para o desenvolvimento de capacitações referentes à Gestão de Energia, Eficiência Energética e Ferramentas de Controle de Processos e de Uso de Utilidades. Iniciou as suas atividades em 2011, promovendo e coordenando os primeiros cursos de CMVP - Certificação em Medição e Verificação em nosso país. O mesmo é oferecido em diversos países e aqui no Brasil, foram oferecidos com exclusividade pelo CTC EXPERTS.

O CTC EXPERTS oferece também cursos In Company de Medição e Verificação ou outro tema de nosso leque de cursos, desenvolvidos e customizados especialmente para o segmento e necessidades da empresa e ministrado internamente aos seus funcionários. O CTC EXPERTS visa ofertar ao mercado cursos inovadores, tanto trazendo know how de empresas e entidades internacionais, como cursos desenvolvidos em parceria com os maiores experts brasileiros no assunto, todos orientados para suprir uma lacuna ainda existente no mercado.

Esses cursos foram, temporariamente, suspensos. Deverão voltar ao Brasil, em breve, com outra roupagem, ainda mais aprimorados e completos.

CTC Experts e ANEEL

Em toda turma online de CMVP®, trazemos algum convidado especial para incrementar os conhecimentos e o networking de nossos alunos.

Na última turma, Sheyla Maria das Neves Damasceno, coordenadora do Programa de Eficiência Energética Regulado pela ANEEL - PEE, realizou uma apresentação completa sobre o PEE e finalizou com um bate-papo com nossos alunos.

Confira abaixo como foi a apresentação:

Conheça Nossos Diretores

Corpo Diretivo

Maria Cecilia Amaral

Diretora administrativa e comercial.

Por muitos anos, no mercado de Eficiência Energética, ela atuou em prol do crescimento econômico sustentável, além de ter sido realizadora de um intenso trabalho em benefício das ESCOs brasileiras. Foi Diretora Executiva da ABESCO - Associação Brasileira das Empesas de Serviços de Conservação de Energia (Energy Service Company) onde atuou por sete anos, ocasião em que foi responsável por vários projetos com organizações internacionais tais como: BID, Banco Mundial, PNUD, WWF, Governo Canadense, apenas para mencionar alguns. Como resultado, construiu um forte relacionamento público e privado no ambiente de energia e serviços de eficiência.

Hoje Maria Cecília Amaral, além de dirigir o CTC, atua também como consultora especialista no setor de Eficiência Energética. Entre suas realizações, destacam-se: a consolidação da imagem da ABESCO na comunidade de energia, o desenvolvimento e a difusão de diferentes abordagens para o conceito de Eficiência Energética, e a luta pela consciência, entre os empresários, de que além de reduzir o impacto ambiental, a eficiência energética pode ser também um bom negócio. Além disso, ela tem mais de 20 anos de experiência como consultora de marketing para indústrias de alimentos quando participou no desenvolvimento e lançamento de muitos produtos.

Currículo
Maria Cecília Amaral
Corpo Docente

Instrutores

Alexandre Oliseski

Alexandre Rocha Oliseski

Engenheiro Eletricista (PUCRS, 1996). Engenheiro de Segurança do Trabalho (UFRGS, 2003). Especializações em Gerenciamento de Projetos (FGV, 2006). Indústria (1997 - 2012): LR Info, Dell, ATW Brasil, Elo Sistemas. Eficiência Energética / ESCO desde 2012.

Amaro Pereira Jr.

Amaro Pereira Jr.

Economista (UFF). Mestre e doutor em Planejamento Energético (UFRJ). EPE (2005 – 2011), Professor da COPPE/UFRJ, Coordenador do curso de MBA em Gestão Energética (EUREM).

Andreas Hahn

Andreas Alexander Hahn

Engenheiro mecânico (ênfase em fabricação) com experiência internacional. Coordenador e consultor técnico em diversos projetos, de eficiência energética e de engenharia, desenvolvidos pela Chemtech (Grupo Siemens). Experiência em controle e economia de energia (inclusive seis anos de trabalho na Alemanha), manutenção, engenharia industrial e fabricação adquirida em diversas posições desde 1987. Fundador e ex-sócio-gerente da H&R Consultores, empresa especializada em eficiência e gestão energética, com desenvolvimento de diagnósticos energéticos, palestras e treinamentos.

Eliab Ricarte

Eliab Ricarte

Engenheiro Civil (Universidade de Fortaleza). Mestre e doutor em Engenharia Oceânica (COPPE /UFRJ). Pós-doutorado em Energias Renováveis (Aalborg Universität – Dinamarca. Pós-doutorado em Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Professor de Pós-graduação Latu Senso: EUREM; GENRE. MSO – Engenharia Offshore; Universidad Juárez Autónoma de Tabasco – México. MBP Executivo em assuntos do petróleo e gás natural. CIAW / Marinha do Brasil. Indústria (1997 - 2012), NEXTEL. Air Link MCaw. Star One / Embratel. Fundação COPPETEC.

Fábio Antonio Filipini

Fábio Antonio Filipini

Com a fundação da GRAPHUS Energia em 1991 somada às atividades até hoje desenvolvidas no setor, o Professor Fábio Antonio Filipini passou por todas as mudanças do setor de Eficiência Energética no país. Engenheiro eletricista pela UFMT, mestre em Energia e Ciências Térmicas pela UFPR, onde ministrou vários cursos de eficiência energética e M&V.

José Eduardo Nunes da Rocha

José Eduardo Nunes da Rocha

Engenheiro eletricista pela UFRJ, mestre e doutor em engenharia elétrica pela PUC-RJ, gerente de contratos na Light por mais de vinte anos, professor da PUC e coordenador do EUREM. Participou da elaboração do Guia para CPPs para concessionárias e proponentes, disponível como referência no site da ANEEL.

Juliana Marreco

Juliana Marreco

Engenheira Civil (UFMG, 1997); Administradora de Empresas (UNA, 1996). Especializações em Finanças (FGV, 1998) e Regulação e negócios no setor de energia elétrica - (FGV, 2012). Mestrado em Administração - Finanças(UFMG, 2001). Doutorado em Planejamento Energético (UFRJ, 2007). EPE (2006), Vale (2007 – 2013), universidade, consultoria, treinamento. Consultoria e projetos (desde 2007).

Paulo Valdoci Pereira

Paulo Valdoci Pereira

Graduado em Engenharia Elétrica - Ênfase em eletrotécnica pela PUC-RS (2006). Pós-graduado em Eficiênci Energética, Engenharia de Segurança, Sistemas de Informação, Administração. Especialista em regulação com foco em perdas técnicas e comerciais e Medição & Verificação para distribuidoras de energia elétrica.

Raymundo Moniz de Aragão Neto

Raymundo Moniz de Aragão Neto

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFBA, em 1991. Especializações em Gerenciamento de Projetos (FGV, 2003) e Petróleo e Gás Natural (FGV, 2006). Mestre em Engenharia de Produção pela UFF. Trabalha com consultoria e projetos desde 1991. Também é professor de Pós-Graduação (EUREM).