Certified Energy Manager®

Starting 19/09/2022

Visão Geral

O Certified Energy Manager® (Gerente de Energia Certificado) é um indivíduo que otimiza o desempenho energético de uma instalação, edifício ou planta industrial. O CEM® é um integrador de sistemas para infraestrutura elétrica, mecânica, de processo e predial, analisando as soluções ótimas para reduzir o consumo de energia em uma abordagem econômica. Os CEM’s são frequentemente líderes de equipe e ajudam a desenvolver e implementar as estratégias de gestão de energia de suas organizações. Os CEM’s tem sido reconhecidos na indústria de energia e por empresas que buscam fortalecer sua posição competitiva, tendo um CEM na equipe.

Objetivos do CEM®

  • Elevar os padrões profissionais das pessoas envolvidas na gestão de energia;
  • Melhorar a prática de gestão de energia, incentivando os gestores de energia em um programa contínuo de desenvolvimento profissional.

Requisitos para o CEM®

Todo programa de certificação oferecido pela AEE é definido por padrões rigorosos para garantir que o programa mantenha seu reconhecimento e credibilidade em toda a indústria. Para isso, a AEE estipula três critérios que todos os candidatos à CEM devem cumprir. Primeiro, os candidatos devem ter experiência relevante ou credenciais educacionais (veja abaixo). Em segundo lugar, os candidatos devem passar por um programa de treinamento definido que se alinhe com a base de conhecimentos fundamentais do programa e com os princípios e práticas da indústria como um todo. Em terceiro lugar, os candidatos devem passar no exame associado para demonstrar seus conhecimentos técnicos, proficiência e habilidades na área de eficiência energética.

FORMAÇÃO AND EXPERIÊNCIA
Graduação em engenharia ou arquitetura E 3 anos ou mais de experiência relacionada*
Graduação em tecnologia, ciências ambientais, física ou ciências da terra E 4 anos ou mais de experiência relacionada*
Graduação em negócios (ou área relacionada) E 5 anos ou mais de experiência relacionada*

*Experiência relacionada à engenharia energética, gerenciamento de energia e/ou eficiência energética.

Nota: Devem ser apresentadas evidências da experiência. A documentação será avaliada pelo Capítulo AEE Brasil.

O que distingue um profissional CEM® dos outros?

A Credencial do Gerente de Energia Certificado (CEM) é reconhecida no mundo inteiro.

Desde 1981, a Associação de Engenheiros de Energia (AEE) tem sido o principal órgão credenciador dos “Gestores de Energia”.

  • A certificação CEM é a certificação de Gerenciamento de Energia mais amplamente reconhecida em todo o mundo, com mais de 15.500 CEM´s ativos.
  • O programa de certificação CEM é credenciado sob a Norma ANSI/ISO/IEC 17024 para Órgãos de Certificação de pessoal.
  • O CEM é uma verdadeira certificação com requisitos específicos de educação e experiência, e testa os candidatos através de um Corpo de Conhecimento abrangente.

Quem são os profissionais CEM®?

  • Um gerente de energia que procura validar sua experiência e conhecimento;
  • Um consultor especializado em melhorar a eficiência energética de edifícios e sistemas construtivos;
  • Um proprietário ou gerente de edifício procurando entender como a economia de energia pode financiar seu próximo projeto;
  • Profissional envolvido no desenvolvimento de projetos de eficiência energética, estratégias ou programas de sustentabilidade para sua organização ou seus clientes.

Além disso, mantemos sempre outro instrutor como apoio, acompanhando a aula e interagindo pelo chat. Este recurso permite um maior foco do instrutor no tema, podendo o instrutor de apoio responder à perguntas, que sempre surgem, não diretamente relacionadas ao tema em questão (por exemplo, o instrutor está desenvolvendo o conceito de pressão e surge a dúvida – qual a diferença entre kgf/cm² e bar?).

O que o programa CEM® oferece?

Este programa ajuda a educar e qualificar os indivíduos envolvidos na otimização do uso de energia em edifícios e sistemas. Ao obter a certificação CEM, os candidatos ganham reconhecimento da indústria e dos colegas, demonstrando sua compreensão dos princípios, práticas e tecnologias de eficiência energética. O programa eleva os padrões profissionais, tanto técnicos quanto éticos, daqueles envolvidos em eficiência energética e gerenciamento de energia.

Qual é o botton line para mim e para minha empresa?

Obter uma certificação de amplo alcance e reconhecida pela indústria é sempre um investimento pessoal e financeiro. Desde sua criação em 1981, o programa de certificação CEM tem demonstrado a sua validade ano após ano. CEM é uma certificação CEM que ajuda a melhorar a carreira, melhorar salário e aumentar a responsabilidade profissional. Possuir uma certificação CEM mostra uma compreensão fundamental da indústria e um compromisso com a profissão. As empresas, organizações e consultores com CEM, freqüentemente vêem uma maior afinidade com seus clientes porque os CEM´s entendem as exigências de seus clientes, falam a linguagem da eficiência energética e são uma fonte confiável e imparcial de informações precisas.

Quais áreas o treinamento cobre?

O programa de certificação requer conhecimento fundamental através de vários princípios e práticas centrais específicas para o gerenciamento de energia em edifícios e instalações. Estes incluem:

  • Códigos e Normas
  • Contabilidade e Economia de Energia
  • Auditorias e Instrumentação de Energia
  • Sistemas e Motores de Potência Elétrica
  • Sistemas HVAC
  • Sistemas Industriais
  • Envoltória de edificações
  • Sistemas CHP (Combined Heat and Power) e energia renovável
  • Fornecimento de combustível e preços
  • Sistemas de Automação e Controle de Edifícios Sistemas de Armazenamento de Energia Térmica
  • Sistemas de Iluminação
  • Caldeiras e Sistemas de Vapor
  • Manutenção e comissionamento
  • Contratação e Medição & Verificação do Desempenho de Economia de Energia

O que é CEM® e como foi desenvolvida?

A certificação Certified Energy Manager (CEM®) é uma das mais respeitadas globalmente no campo da gestão de energia. Desde 1981, mais de 30.000 profissionais de mais de 100 países já participaram do programa CEM da AEE. O programa é certificado ISO IEC 17024 pela Entidad Nacional de Acreditación (ENAC) e pelo American National Standards Institute (ANSI), e é também um Programa Reconhecido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos de Diretrizes da Força de Trabalho de Melhores Edifícios. Também é credenciado por muitas outras organizações em todo o mundo.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para mcamaral@ctcexperts.com.br. Nossa diretora, Maria Cecília Amaral, entrará em contato.

Leave a comment

I accept the Privacy Policy